Atividades sobre as Crônicas:
Crônica de Escola - exercício prévio
Redija uma crônica, própria de ambiente escolar, que siga a seguinte
organização:
1º§ - trecho descritivo, apresentando a situação, com a descrição do espaço
e dos personagens e localização no tempo;
2º§ - trecho narrativo - narrar uma história que faça parte do cotidiano,
mas que provoque uma reflexão;
3º§ - trecho dissertativo, pois faz uma reflexão sobre o fato ocorrido.
Cobrança
2. Identificação dos personagens (não a caracterização);
3. Foco narrativo (justifique);
4. Característica socioeconômica dos personagens (justifique);
5. Enredo em mais ou menos 4 linhas;
6. Passe o 2º e 3º parágrafos para o discurso indireto;
7. Retire do 5º § uma explicação de fala;
8. Conte resumidamente a história, com foco narrativo em 1ª pessoa,
sendo narrador o marido ou a esposa.
A Última Crônica
1. autor e editora
2. Palavras cujo sentido você não compreendeu:____.
Portanto a linguagem é (simples)
3. Número de parágrafos
4. Caracterização do espaço
5. Identificação dos personagens
6. Foco narrativo (justifique)
7. A partir do 5º§ parágrafo, retire:
- característica socioeconômica dos personagens (justifique)
- característica psicológica da mãe (justifique)
- características físicas da menina
8. Características que o autor dá para uma crônica
9. Essa crônica tem um tom
10. Enredo em mais ou menos 4 linhas
Meu Ideal Seria Escrever...
1. Dê um título para cada parágrafo, sem verbos;
2. Identifique os personagens de cada parágrafo;
3. Identifique o espaço até o 4º§;
4. Quanto à personagem principal do 1º§, indique:
- caract. físicas;
- caract. psicológicas;
- caract. socioeconômicas.
O Homem Nu
1. Indique os referentes dos termos abaixo:
3º§ isso = ____ homem = ______
4º§ ele (vier) = ____ gente =____ aqui = _____ eu = _____
5º§ (dirigiu-) se = _____
se (trancara) = ______
lá = ____
outro = _____
embrulhinho = ______
seus = ____
(fechou-) se = _____
2. Coloque na ordem cronológica:
- Maria abriu a porta
- Maria acabou de tomar banho
- Abriu a porta para o cobrador
- O elevador subiu para seu andar
- Chamaram o elevador
- Pediu para não abrir a porta
- Ao vê-lo nu, a velha gritou
- Ouviu passos na escada
- Forçou a abertura do elevador
- A esposa se trancou no banheiro
- Gritou e esmurrou a porta
- Deu dois passos até o embrulho
- Entrou no elevador
3. Identifique as figuras de linguagem e justifique nas expressões abaixo: (antítese, comparação, metonímia, gradação, hipérbole)
- parecia executar um ballet grotesco
- os passos na escada se aproximavam
- ele entrou como um foguete
- quanto mais batia, mais silêncio fazia
- o mais autêntico e desvairado Regime do Terror
- (nas explicações de fala abaixo:)
- fez o homem num sobressalto
- repetiu furioso
4. Tempo cronológico e psicológico:
a. alguém lá embaixo abriria a porta do elevador e daria com ele ali, em pelo
b. a porta do elevador se fecha e ele começa a descer
c. fechando os olhos para ter a momentânea ilusão que sonhava
5. As expressões abaixo então em linguagem coloquial/informal. Reescreva-as de acordo com a norma padrão.
- deixa ele bater -
- Maria, abre a porta =
- para ele pensar que não tem ninguém =
Elaborar Crônica a partir de Notícia
1. Elabore uma notícia que:
a. tenha um tom humorístico
b. será publicada num jornal de bairro
2. Retire de sua notícia:
a. quem? = personagens
b. onde? = espaço
c. quando? = tempo
d. por quê? = causa
Correção da professora e devolução para continuar a próxima etapa.
1. elabore uma crônica em dois parágrafos:
a. no primeiro, inicie com a expressão: Num jornal apareceu uma notícia sobre... (+- 5 linhas)
b. no segundo, elabore uma reflexão sobre a notícia. (+- 8 linhas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário