Atividades sobre as Crônicas


Atividades sobre as Crônicas:
 
Crônica de Escola - exercício prévio

Redija uma crônica, própria de ambiente escolar, que siga a seguinte

organização:

1º§ - trecho descritivo, apresentando a situação, com a descrição do espaço

e dos personagens e localização no tempo;

2º§ - trecho narrativo - narrar uma história que faça parte do cotidiano,

mas que provoque uma reflexão;

3º§ - trecho dissertativo, pois faz uma reflexão sobre o fato ocorrido.



Cobrança

1. Fonte, autor, editora, data da edição;

2. Identificação dos personagens (não a caracterização);

3. Foco narrativo (justifique);

4. Característica socioeconômica dos personagens (justifique);

5. Enredo em mais ou menos 4 linhas;

6. Passe o 2º e 3º parágrafos para o discurso indireto;

7. Retire do 5º § uma explicação de fala;

8. Conte resumidamente a história, com foco narrativo em 1ª pessoa,

sendo narrador o marido ou a esposa.




A Última Crônica

1. autor e editora

2. Palavras cujo sentido você não compreendeu:____.

Portanto a linguagem é (simples)

3. Número de parágrafos

4. Caracterização do espaço

5. Identificação dos personagens

6. Foco narrativo (justifique)

7. A partir do 5º§ parágrafo, retire:

  1. característica socioeconômica dos personagens (justifique)
  2. característica psicológica da mãe (justifique)
  3. características físicas da menina

8. Características que o autor dá para uma crônica

9. Essa crônica tem um tom

10. Enredo em mais ou menos 4 linhas


Meu Ideal Seria Escrever...

1. Dê um título para cada parágrafo, sem verbos;

2. Identifique os personagens de cada parágrafo;

3. Identifique o espaço até o 4º§;

4. Quanto à personagem principal do 1º§, indique:

  1. caract. físicas;
  2. caract. psicológicas;
  3. caract. socioeconômicas.


O Homem Nu

1. Indique os referentes dos termos abaixo:

3º§ isso = ____    homem = ______

4º§ ele (vier) = ____    gente =____     aqui = _____    eu = _____

5º§ (dirigiu-) se = _____

        se (trancara) = ______

        lá = ____

        outro = _____

        embrulhinho = ______

        seus = ____

        (fechou-) se = _____

2. Coloque na ordem cronológica:

  1. Maria abriu a porta
  2. Maria acabou de tomar banho
  3. Abriu a porta para o cobrador
  4. O elevador subiu para seu andar
  5. Chamaram o elevador
  6. Pediu para não abrir a porta
  7. Ao vê-lo nu, a velha gritou
  8. Ouviu passos na escada
  9. Forçou a abertura do elevador
  10. A esposa se trancou no banheiro
  11. Gritou e esmurrou a porta
  12. Deu dois passos até o embrulho
  13. Entrou no elevador

3. Identifique as figuras de linguagem e justifique nas expressões abaixo: (antítese, comparação, metonímia,  gradação, hipérbole)

  1. parecia executar um ballet grotesco
  2. os passos na escada se aproximavam
  3. ele entrou como um foguete
  4. quanto mais batia, mais silêncio fazia
  5. o mais autêntico e desvairado Regime do Terror
  6. (nas explicações de fala abaixo:)
                      - fez o homem num sobressalto
                      - repetiu furioso

    4. Tempo cronológico e psicológico:

      a. alguém lá embaixo abriria a porta do elevador e daria com ele ali, em pelo
      b. a porta do elevador se fecha e ele começa a descer
      c.  fechando os olhos para ter a momentânea ilusão que sonhava

        5. As expressões abaixo então em linguagem coloquial/informal. Reescreva-as de acordo com a norma padrão.

        1. deixa ele bater -
        2. Maria, abre a porta =
        3. para ele pensar que não tem ninguém =


        Elaborar Crônica a partir de Notícia

        1. Elabore uma notícia que:
        a. tenha um tom humorístico
        b. será publicada num jornal de bairro
        2. Retire de sua notícia:
        a. quem? = personagens
        b. onde?  = espaço
        c. quando? = tempo
        d. por quê? = causa
        Correção da professora e devolução para continuar a próxima etapa.
        1. elabore uma crônica em dois parágrafos:
        a. no primeiro, inicie com a expressão: Num jornal apareceu uma notícia sobre... (+- 5 linhas)
        b. no segundo, elabore uma reflexão sobre a notícia. (+- 8 linhas)


        Nenhum comentário:

        Postar um comentário